Análise de SWOT – O que é e por que é importante?
Você sabe o que é a Análise de SWOT? Primeiramente, o mercado é muito dinâmico, e o que ontem era uma tendência pode já estar obsoleto hoje. Por isso, é muito importante analisar com frequência o posicionamento de sua empresa e seus produtos no mercado.
Existem algumas ferramentas que podem ser de ajuda nesse sentido. Iniciamos com esse artigo uma série que considerará algumas ferramentas disponíveis no mercado, e como podem ser úteis para que sua empresa continue sempre no caminho certo.
A análise de SWOT
Iniciamos nossa série pela análise SWOT porque ela é simplesmente a ferramenta mais utilizada para análise de posicionamento de empresas e produtos.
A análise SWOT surgiu de uma pesquisa realizada pelo Standford Research Institute na década de 1960 e rapidamente se propagou por ser uma ferramenta extremamente simples.
A palavra SWOT é uma sigla em inglês originária dos quatro elementos-chave desta análise estratégica:
- Strengths (pontos fortes) – Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes;
- Weeknesses (pontos fracos) – Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes;
- Opportunities (oportunidades) – Aspectos positivos no mercado com o potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa;
- Threats (ameaças) – Aspectos negativos no mercado com o potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.
Os pontos fortes e os pontos fracos fazem parte do ambiente interno (variáveis que partem de dentro da empresa). Por outro lado, as oportunidades e ameaças fazem parte do ambiente externo (variáveis que afetam a empresa de fora para dentro).
O principal objetivo da análise SWOT é ajudar a empresa a usar os seus pontos fortes e oportunidades para aumentar suas vendas e agir rapidamente para neutralizar os pontos fracos e ameaças.
Ambiente Interno na Análise de SWOT
Ao procurar pelos seus pontos fortes, identifique tudo que agrega valor à sua empresa e aos seus produtos e serviços em comparação com outras empresas do mesmo ramo de atividade.
Por exemplo, a reputação da sua empresa no mercado, qualidade da sua equipe, qualidade do seu produto, etc.
Quando seu concorrente for melhor que você em algum dos seus pontos fortes, você deverá retirá-lo da lista.
Ou seja, você deve alistar entre os pontos fortes, somente os pontos que realmente tornam seu produto ou serviço diferente e produzem resultados melhores que os concorrentes.
Ao pensar nos seus pontos fracos, identifique o que diminui o seu valor. Por exemplo, produtos e serviços sem diferencial, produto ou serviço mal posicionado no mercado, prazos de pagamento piores que o dos seus concorrentes, pequena carteira de clientes, etc.
Ambiente Externo na Análise de SWOT
Primeiramente, para localizar suas oportunidades, olhe para fora de sua empresa e analise o mercado. Por exemplo, faça algumas perguntas como: Está em crescimento? Surgiu um novo segmento de mercado? Existem chances de formar novas parcerias?
Em seguida, para neutralizar as ameaças, observe novos competidores no seu mercado, lançamentos de um novo produto ou serviço, novas tecnologias, novas regulamentações, etc.
Uma ameaça deve sempre ser tratada com muita cautela, pois pode prejudicar a empresa, não somente em sua estratégia, mas diretamente em seu resultado.
Analise o cenário encontrado
A análise SWOT ajuda a ter clareza do negócio, possibilitando que se identifiquem quais pontos fortes explorar e quais pontos a trabalhar no âmbito de toda a gestão empresarial.
Essa ferramenta ajuda a determinar a posição atual da empresa e antecipar o futuro, visando às oportunidades e precavendo as ameaças.
A análise SWOT deve gerar mudanças práticas. Primeiramente, seu objetivo será tentar aproveitar os pontos fortes e oportunidades da empresa para aumentar as suas vendas.
Ao mesmo tempo, você deve agir para neutralizar os pontos fracos e ameaças com ações efetivas.
Afinal, nada pior do que saber sobre uma ameaça ou ponto fraco e não fazer nada a respeito.
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